Mascotes do Brasileirão - Atlético-GO
Depois dos cariocas: Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense.
Dos Paulistas: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Ponte Preta.
Dos Mineiros: Atlético Mineiro e Cruzeiro.
Do Gaúcho: Grêmio.
Dos Baianos: Bahia e Vitória. Do Pernambucano Sport. Dos Paranaenses Atlético PR e Coritiba. E dos Catarinenses Chapecoense e Avaí Chegou a hora do último mascote do Brasileirão 2017 o Atlético Goianiense. O Mascote do Atlético Goianiense é o Dragão mas você sabe a história por trás dele?
Fundado em 1937 o Atlético Goianense que foi inspirado em clubes como Flamengo e São Paulo. Numa época que em modo geral buscava-se proteger (blindar) os times de futebol contra os seus adversários, com determinados ícones que impusessem medo e respeito.
Foi então que o Atlético-GO herdou o Dragão Chinês do povo de Campininhoa O campineiro do passado, tinha na cabeça a figura mitológica do dragão chinês como símbolo maior de força e poder na luta contra os seus inimigos, e ainda com os seguintes aditivos: possuia rabo com aguilhão ponteagudo para atacar e se defender; patas com garras poderosas e afiadas; asas para voar com esporões nas extremidades; soltava fogo com labaredas pelas ventanas e pela garganta e possuia língua sagitada que se movia com rapidez para cortar os seus inimigos. Na pequena comunidade de Campinas onde havia poucas opções de lazer e divertimento, o Cine Campinas -Tocantins era, sem dúvida, um local de preferência de muitos dirigentes e torcedores atleticanos.
Quando se criou o Atlético Goianiense, a figura do dragão oriental já era bastante conhecida de muitos dos assíduos frequentadores do cinema, e estava gravada na mente de muitos de nós campineiros.
A lembrança do dragão combativo como símbolo chinês de proteção e poder de ataque e defesa, possivelmente, veio à cabeça de muitos dirigentes atleticanos, sendo aceito e incorporado como o ícone do Clube. Não foi de imediato a escolha.
Criado o Atlético em 1937, o símbolo só foi adotado pelo Clube e pela torcida, na sequência dos primeiros campeonatos oficiais, patrocinados pela Federação Goiana de Futebol. Pode-se afirmar, com toda segurança, que foi durante a década de 40, que o dragão como ícone do Atlético foi incorporado a mente do torcedor atleticano, a medida em que o “canto do guerreiro” se fazia presente no estádio Antonio Accioly e no Olímpico (Pedro Ludovico) da avenida Paranaíba. Com você o Dragão Chinês versão Eddie Souza
Essa foi a série Mascotes do Brasileirão! Espero que tenham gostado Abraços e até a próxima Eddie Souza