Mascotes do Brasileirão - Avaí
Depois dos cariocas: Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense.
Dos Paulistas: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Ponte Preta.
Dos Mineiros: Atlético Mineiro e Cruzeiro.
Do Gaúcho: Grêmio.
Dos Baianos: Bahia e Vitória. Do Pernambucano Sport. Dos Paranaenses Atlético PR e Coritiba. E da Catarinense Chapecoense. Vamos fazer o seu rival, Avaí.
Assim como os galos, um grande número de leões também fazem parte da fauna brasileira de mascotes. No Sul do país, o mais famoso provavelmente é o Leão da Ressacada, ou o Leão da Ilha, o símbolo do Avaí.
O mascote surgiu na década de 50, quando o locutor Olímpio, famoso numa rádio de Florianópolis, exaltou a bravura da equipe como a de um leão. A história locução foi numa vitória no clássico contra o Figueirense, ainda no Estádio Adolfo Konder, demolido em 1983
Um fato curioso sobre o Leão da ressacada, foi que o Mascote foi registrado em súmula num jogo entre Avaí e Chapecoense pela final do Campeonato Catarinense. O árbitro Heber Roberto Lopes registrou na súmula do jogo entre Avaí e Chapecoense, partida de ida da final do Campeonato Catarinense, que o mascote do time da casa, fantasiado de leão, fez gestos ofensivos à equipe de arbitragem. A Chape venceu a partida na Ressacada por 1 a 0. "Durante o intervalo do jogo, no momento em que a equipe de arbitragem se retirava do gramado em direção aos vestiários, o (sic) mascote da equipe do Avaí FC, fantasiado com vestes de leão, fez gestos com as mãos, sinalizando que roubamos a equipe do Avaí FC", escreveu Heber.
"O ato foi realizado em frente ao túnel de acesso do vestiário da equipe de arbitragem. O sr. fantasiado foi identificado pelo delegado da partida como Felipe Schaitel", continuou o árbitro.
Então com vocês o Leão da Ilha, ou Leão da Ressacada versão Eddie Souza.
Semana que vem acaba, com o Mascote do Atlético Goianiense.
Abraços e até a próxima Eddie Souza