Mascotes do Brasileirão - Corinthians
Depois de Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras, chegou a vez do time mais popular de São Paulo, o Corinthians.
O mascote do Corinthians é o Mosqueteiro e todo mundo sabe disso. Mas a história do surgimento do mascote Corinthiano é muito controversa, existindo pelo menos cinco versões sobre o seu surgimento. Vamos falar das duas mais conhecidas.
1ª Versão
O símbolo oficial do Corinthians é, não por acaso, um mosqueteiro, ícone da valentia, audácia e espírito de luta. A adoção do personagem remonta aos primeiros anos de vida do clube. Em 1913, uma cisão nas lideranças do futebol paulista levou à fundação da APEA - Associação Paulista de Esportes Atléticos, para onde se transferiu a maioria dos clubes da época.
Na Liga Paulista, esfacelada, ficaram apenas o Americano, o Germania e o Internacional, conhecidos então como os três mosqueteiros do futebol bandeirante. Nesse cenário, o Corinthians entrou como D'Artagnan, passando a ser o quarto (e mais adorado) mosqueteiro, como no romance criado pelo francês Alexandre Dumas.
Para ser aceito no universo esportivo dos mosqueteiros, o Corinthians teve de mostrar sua fibra. Como havia outros pretendentes à vaga, o Corinthians disputou um torneio seletivo contra o Minas Gerais e o São Paulo, outros dois grandes da várzea paulistana. Com classe e competência, o time corintiano venceu o Minas por 1 a O e derrotou o São Paulo por 4 a 0, sendo aceito na confraria e garantindo o direito de disputar a Divisão Especial da Liga no ano seguinte.
2ª Versão
O Corinthians ganhou a fama de Mosqueteiro depois que venceu um amistoso contra o Barracas (Argentina), em 1929. No dia seguinte, um jornal narrava o grande feito, ressaltando a garra e a emoção dos jogadores corinthianos, comparando suas virtudes com as de um mosqueteiro.
Depois disso, a imprensa continuou fazendo referências ao "time Mosqueteiro". O apelido pegou e continua valendo até os dias de hoje. Assim o mosqueteiro tornou-se o mascote do time.
Bom a versão correta, não se sabe ao certo, faz o Mosqueteiro é o símbolo do destemido Timão de São Paulo, então aqui está o Mosqueteiro Corinthiano com os meus traços.
No próximo post contaremos com a presença do São Paulo.
Abraços e até a próxima.
Eddie Souza